O Evento

O Centro Brasileiro para conservação da Natureza e Sustentável - CBCN, apresenta o I Simpósio Nacional de Mineração e Meio Ambiente, a acontecer nos dias 24 25 e 26 de Abril de 2018, em Belo Horizonte/MG.

O Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável - CBCN, inscrito do CNPJ sob o nº 26.121.368/0001-00, sediado em Viçosa/MG, é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, de tecnológica de pesquisa, desenvolvimento e extensão no segmento ambiental e de ordenamento territorial.

Fundado em 21 de setembro de 1967, o CBCN foi a primeira ONG a ser criada no estado de Minas Gerais e a quarta ONG do Brasil, tendo sua utilidade publica determinada na esfera municipal pela Lei n.806/91, publicada em 21/10/1997 e na esfera estadual pela Lei n. 10.494/91, publicada em 13/09/1991.

Além disso, o CBCN se propõe a coordenar eventos, proporcionar treinamento, extensão, reciclagem e pesquisa; suprindo demandas de estudantes, profissionais, prefeituras e empresas conveniadas com o CBCN.

O CBCN tem por finalidade o apoio ao de-senvolvimento sustentável considerando os aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais, através de ações e a gerência de projetos relacio-nados com a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, em especial a flora, a fauna, as águas, o solo, o ar, os recursos minerais, as paisagens e os monumentos naturais, bem como a preservação dos bens materiais e imateriais do patrimônio cultural e histórico.

Objetivos
1
Alternativas

Difusão de ações, atividades e projetos sustentáveis;

2
Debates

Promover a interação entre meio acadêmico e setor privado, através de discussões técnicas que possam orientar o planejamento e criação de políticas públicas;

3
Discussões

Discutir os atuais modelos de atuação, bem como desafios para o futuro, no cenário atual eco-nômico;

4
Gestão

Conhecer alternativas e ferramentas de gestão ambiental na mineração;

5
Visão atual

Conhecer alguns mecanismos para contra-balançar os impactos causados ao meio ambiente, especificamente para restauração de áreas mineradas e compensações;